sábado, abril 24

Bricolage... pesada!!!!

Para aqueles que tratam uma motosserra como um corta unhas, deixo aqui um manual da STIHL, com instruções simples para "esculpir" obras de arte em troncos. Mas por favor... usem sempre o EPI e mandem fotos assim que surgirem as primeiras peças :)

 http://www.stihl.pt/knowhow/anleitungen-kataloge/download/07-09-ms-trabalhos-madeira.pdf

Amares...

De Amares

Bom... cá estou de volta de uma semaninha no Norte. Acho que ainda vou precisar de mais um ou dois dias para perder o sotaque que teima sempre em pegar e a asneirola que se torna inocentemente natural :-)
Foi uma formação pela Forestis, em Equipamentos moto-manuais, HST e EPI's, a 6 (sim seis!!!) equipas de Sapadores Florestais da Associação Florestal do Cávado.
Foi uma verdadeira proeza conseguir "encolher" uma formação normalmente de 50 horas em apenas 14x2, mas verdadeiramente de parabéns estão os Sapadores envolvidos, pelo interesse demonstrado, perguntas difíceis e voluntarismo demonstrados.
Quero também deixar o meu muito obrigado a toda a equipa técnica que desdobrou em esforços para que nada falhasse, em particular ao Eng. Ricardo, que além de tudo o mais ainda foi culpado por destronar o costelo Arouquês do primeiro lugar que ocupava nas minhas memórias gastronónicas. A costeleta de vaca de raça Barrosã passa a partilhar o pódio in exequo.

A todos o meu muito obrigado, e espero que até breve.

De Amares

domingo, abril 18

Entretanto em Serpins...

Por Serpins as coisas estão a compor-se. Já está uma grande área desbravada, e começámos a queima de resíduos.
Ai a falta que me faz um Timberwolf aqui ...    :-(

De Serpins II

Memórias um motosserrista...

Não resisto em partilhar convosco esta pérola de poesia popular... ajudem-me... ele está a ler ou a improvisar????

sexta-feira, abril 16

Mosquitos...

Pois é... eu até sou cuidadoso e generoso na aplicação do repelente quando tenho formações em locais "infestados" de melgas e mosquitos... mas mesmo assim... um insecto mais ardiloso lá me conseguiu ferrar no lábio!!!
O resultado está à vista.


O único e mesquinho consolo é que não fui o único ;)



Tão linda... e por algum tempo... está nas minhas mãos :D

STIHL MS 362



É ou não é uma obra de arte???
Com o motor 2-Mix...mais económica, mais amiga do ambiente, e com uma relação peso/potência de 1,7 kg/kW!

http://www.stihl.pt/katalog/produkt/11402000002/MS+362.html

terça-feira, abril 13

E que tal uma motosserra tão inteligente como o dono???

MS 280-I              



A nova STIHL MS 280 é a primera moto-serra no mundo com gestão inteligente do motor. Um inovador sistema de regulação que controla electrónicamente a mistura de combustível a plena carga e a velocidade máxima da moto-serra.

Esta beleza detecta se a máquina está quente ou fria no arranque, se o filtro de ar ou gasolina começam a ficar obstruídos, e se existem variações em altitude e consequentemente pressão atmosférica e compensa tudo automaticamente... basta puxar o cordel do arrancador :)

quinta-feira, abril 1

Poda profissional...

Façam um favor a vós mesmos... não sejam forretas e contratem uma equipe de sapadores florestais. De outro modo... estão sujeitos a fazer figuras destas. Reparem no pormenor dos chinelos a voar... :)

Como funcionam afinal as calças de motosserrista...

Coloco aqui este pequeno vídeo filmado durante uma formação, no qual se coloca em evidência as propriedades de segurança das calças de motosserrista.
Como podem ver, as calças de motosserrista são construídas com uma entre-tela especial, na qual longos filamentos de polipropileno se dispõem em camadas (geralmente de 6 a 9), as quais, quando em contacto acidental com a corrente de motosserra são puxadas para a motosserra, e se embrulham no pinhão de ataque e tambor de embraiagem da mesma. O travamento da corrente é quase instantâneo, impedindo a corrente de atingir a perna do motosserrista.
Neste ensaio "brutal", das 9 camadas de fibras existentes, apenas se atingiram 3, pelo que contamos com um factor de segurança por redundância bastante elevado.